357%

Segundo notícia da FSP desta quarta-feira, a prefeitura elitista da cidade de São Paulo estuda aumentar o IPTU em até 357% em 2011. A pergunta é como os proponentes desta idéia absurda pretendem que as pessoas possam incluir em seu orçamento tamanha des-proporção. Choca ainda mais o fato de que a porcentagem absurda não é igual para todos. Em bairros mais simples e de baixa renda como o Brás, a medida elevaria o imposto nos 357% da manchete, mas em bairros típicos da elite paulistana (à qual pertencem o prefeito e também o governador), o aumento ficaria em torno dos 40%.

Assim segue a elite dos demo-tucanos, tentando alargar um dos maiores abismos sociais do planeta, querendo que a base da pirâmide continue sustentando o conforto insustentável da pequena elite que se situa no topo, degradando todos os recursos a sua volta. Como diz de maneira brilhante Raymundo Faoro, escritor, advogado e historiador brasileiro: “No Brasil, a elite encaminhou as coisas para ser elite, desprezando o povo e assim pensa que se moderniza: desprezando ou não sabendo que a chamada modernização passa pela destruição dela própria. A única maneira de essa elite encontrar
uma racionalidade é deixar de ser elite e tornar-se cidadã.”

2010 é ano de eleições nacionais em um país que está nadando em petróleo e sediará a copa do mundo e a tocha olímpica na década que está por vir. Esta situação pode ser o coroamento da mudança econômico-cultural-educacional que o país busca implementar nos últimos anos ou o coroamento de uma elite cega e gananciosa,. Neste caso estaremos jogando pelo ralo uma oportunidade que não teremos igual no próximo século. Acorda paulistada!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: