Os perigos de uma única história

O oriente médio segue em protestos pela liberdade e democracia, pelo fim de uma sociedade militarizada e controlada por interesses econômicos e políticos de uma quase-ditadura distante, que vem disfaraçada de democracia há décadas. E assustadoramente nem mesmo o que ocorre por lá sabe-se direito, porque a pressão pela manutenção brutal dos regimes ainda em vigor impede até mesmo a comunicação humana. Internet desligada, celulares sem serviço e afins nos fazem lembrar o que há de pior na distopia orwelliana “1984”. Os perigos disto vão muito além da falta de notícias que enviesam a política no curto prazo.

Chimamanda Adichie, mulher, negra e nigeriana tem uma comovente história pra contar, revelando os verdadeiros perigos por trás da história única imposta pela hegemonia globalizante atual, que instala uma série de preconceitos culturais, raciais e de gênero, afastando seres humanos e criando distinções artificiais que podem fomentar, adubar e regar preconceitos mútuos entre povos por séculos.

Imperdível, legendas em diversas línguas abaixo do vídeo

Vídeos do VodPod não estão mais disponíveis.


1 Comentário »

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Vinicius Kirsch, PlantandoConsciencia. PlantandoConsciencia said: Os verdadeiros perigos de se contar uma única história: http://is.gd/t557Zb #egito #irã #revolução #democracia #liberdade #1984 #orwell #PAZ […]

RSS feed for comments on this post · TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: